segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Mamãe e Papai fortalecendo o vinculo com o bebê
Valorizando cada momento
O fortalecimento do vinculo é um processo gradativo,que precisa de tempo,compreensão e amor para se estabelecer.
Na relação com o filho,valorize cada minuto.Pois são também nos momentos rotineiros,como a amamentação,a troca de fraldas,a do banho ou de colocar o bebê pra dormir que se fortalece o vinculo entre mãe e filho,fazendo-o crescer mais feliz e sentir-se mais livre.Assim ele aprende a se soltar e situações novas e amplia os limites do seu mundo.E é em cada sorriso,cada olhar e cada vez que ele segura sua mão que você pode perceber o seu agradecimento por transformar situações corriqueiras em verdadeiras demonstrações de carinho.
Ser Mãe
Tornar-se mãe é uma das tarefas mais satisfatórias do mundo e também uma das mais difíceis Desde o inicio da gravidez,a mulher passa por um misto de orgulho e incertezas com relação as mudanças do seu corpo e identidade,com relação ao desenvolvimento do seu bebê e à sua atuação como mãe.
Cuidar da alimentação,dos sentidos e do corpo,tocar-se e massagear-se para se conhecer melhor,buscar apoio de pessoas próximas ou especialistas,e com isso compreender sua nova identidade e as mudanças que estão acontecendo são muito importantes.Cuidando de si,a gestante vivenciará o amor e o cuidado que mais tarde transmitira para o seu filho e terá mais chances de viver uma gestação e maternidade tranquilas.
Ser mãe é uma experiencia unica e individual e a mulher descobre que pode contar com a força de seu amor para lhe dar todas as novas situações que farão parte da sua vida.
Após o nascimento do bebê,não se preocupar em ser perfeita ajuda a mãe a viver a maternidade e a relação com seu filho plenamente.
O mais importante é a qualidade da relação,o vinculo que se constrói entre mãe e filho.Cada mulher tem uma forma de lidar com a condição de ser mãe,e esta à vontade com esse mundo novo é o que vai leva-la a ser uma mãe mais feliz.
Ser Pai
O pai tem um papel muito importante na vida da mãe e do bebê.Sua presença idealmente deve proporcionar um ambiente tranquilo e seguro para o desenvolvimento da gestação e da maternidade,apoiando a mãe em todo o processo e ajudando no fortalecimento do vínculo mamãe-bebê,que é o primeiro elo que o bebê estabelece com a vida.
A relação do pai com o bebê também pode existir desde a concepção,apesar de muitas vezes o homem só se sentir pai quando tem o filho em suas mãos.Nessa fase,o pai tem como cultivar e fortalecer o vinculo entre ele e seu bebê pelo toque(massageando a mãe),e por meio da fala e do canto para o bebê dentro da barriga.
A partir do nascimento,o pai pode ajudar a mãe em alguns cuidados com o bebê.O pai também se comunica com o filho por meio dos sentidos,como o olhar,ao interagir com ele;pelo toque durante a massagem e o banho;pela audição,ao cantar e conversar,e pelo olfato;no contato do bebê com sua pele.
Participando dos cuidados do bebê,o homem fortalece o vinculo com a mulher,contribuindo para que ela viva a maternidade com mais segurança e tranquilidade.Descobrindo e exercendo seu papel,o pai fortalece o vinculo papai-bebê,o amor que estimula sua formação e o contato com o mundo externo como individuo independente,amoroso e equilibrado.
sábado, 2 de fevereiro de 2013
Assinar:
Comentários (Atom)